Notícias


Uma história de Destak: Lugar de mulher é onde ela quiser!

29 de março de 2022


A funcionária mais antiga da Destak Logística em Transportes Ltda foi a primeira mulher assumir um cargo de liderança na empresa

Mulheres na chefia são inspiração para as demais. Por entender isso, a Destak Logística em Transportes Ltda não só defende a inclusão social do sexo feminino no mercado de trabalho, como também faz questão de abrir portas em cargos de liderança, evidenciando o fato de que a mulher pode ser tudo que ela quiser. A gerente de filial da empresa, Karina Raquel da Rocha, de 43 anos, está há mais de uma década trabalhando na companhia e é um dos exemplos.

Segundo os dados do levantamento Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 apenas 37,4% dos cargos gerenciais eram ocupados pela figura feminina. Comparado com a edição anterior da pesquisa, publicada em 2018, o número chegava a 39,1%. Outro fato alarmante é que em 2020 durante a pandemia, os números caíram ainda mais.

“A valorização da mulher no mercado de trabalho e em cargos de liderança tem que ser evidenciada pela empresa, principalmente. A Destak trouxe esse reconhecimento especial e me tornou a primeira gerente representando a figura feminina, passando por cima do preconceito que ainda existe perante a sociedade sobre o transporte não ser assunto para nós mulheres, tratarmos”, explicou Karina.

Formada em biblioteconomia, a profissional trabalha na filial de Palhoça, Santa Catarina (SC). O ingresso para o quadro de funcionários iniciou há 15 anos, no setor da expedição logística. Depois migrou ao de Pendência, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Recursos Humanos (RH), até chegar no seu cargo atual. “Quando entrei na empresa foi um grande desafio, pois era um ramo que eu ainda não dominava. Mas sempre fui muito acolhida pela equipe e no momento que saiu a vaga de gestora, me incentivaram para estar à frente”, salientou a gerente de filiais.

Para ela foi um grande desafio ir para o ramo de transporte, pois se tratava de uma categoria nova em relação as áreas que já tinha trabalhado anteriormente. Os anos que passou se dedicando ao estudo e conhecimento sobre a atuação, foram de encontro com toda a evolução da Destak. “Acompanhei cada pequeno passo. Nos anos inicias que comecei a trabalhar para a rede, só tinham três filiais, hoje são várias. É gratificante ver todo esse crescimento e o quanto investem na inovação a cada dia”, comemorou a gestora. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 unidades espalhadas por Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR).

Veja outras notícias

  • Relatório de Igualdade Salarial

    Relatório de Igualdade Salarial

    31/03/2024

    Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo...

    Leia mais
  • Dia Internacional da Mulher: o apoio da Destak para a inclusão profissional da figura feminina

    Dia Internacional da Mulher: o apoio da Destak para a inclusão profissional da figura feminina

    08/03/2023

    Práticas de equidade diante as oportunidades e visibilidade a talentos dentro da empresa, são...

    Leia mais
  • Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    28/10/2022

    A empresa lançou em março, a campanha Lute Como Uma Garota, que alerta para a...

    Leia mais