Considerado uma espécie de caixa-preta em veículos, o tacógrafo é essencial para registrar dados como velocidade, distância percorrida ou paradas. Para o serviço de frete, ele é ainda mais importante, pois suas funcionalidades permitem traçar estratégias para melhorar os serviços oferecidos, após avaliar o equipamento.
Em uma empresa de transporte de cargas ele pode ser utilizado como um instrumento para análise de desempenho. Em caso de acidente por exemplo, ele pode indicar a causa, já que ele registra dados importantes do momento.
Com os registros, o tacógrafo é capaz de auxiliar órgãos de polícia para manter a segurança nas estradas.
Para quem utiliza os serviços de uma transportadora, o uso correto e transparente do tacógrafo transmite segurança para mercadorias e para quem vai enviar e receber. É preciso estar atento pois, tacógrafos adulterados podem deixar os dados inacessíveis, facilitando infrações na lei.
Independente do modelo, digital ou analógico, é preciso que a empresa de transporte de cargas siga a legislação impreterivelmente. Com isso, fica mais fácil se proteger, inclusive em relação ao seguro de cargas. Saber como a empresa controla o uso do tacógrafo faz toda a diferença na qualidade do serviço prestado. Certifique-se e fique tranquilo!
Leia também: Saiba agora quais são os principais indicadores de logística.