Notícias


Entenda a importância da Gestão de Riscos no Transporte de Cargas

01 de junho de 2018


Transportar uma carga envolve planejamento adequado. O objetivo final, é sempre o mesmo: segurança para funcionários, veículos, cargas e o consumidor. Por esta razão, a gestão de riscos em uma empresa, é tão importante. Deve ser planejado do início ao fim do serviço. Garantir qualidade de entrega e o mínimo possível de imprevistos. Saiba como gerenciar riscos em cada área na sua empresa.

 

Cargas/logística: Cada item transportado demanda um tipo de veículo, embalagens diferenciadas, e outras questões. Mercadorias danificadas na viagem vão trazer prejuízo. Não dê chance aos erros, documentar tudo também é importante. Utilize ferramentas específicas para a logística.

Caminhões: Os veículos são bens da empresa. Precisam ser adequados as cargas que vão transportar, caso contrário podem apresentar avarias, representando atrasos. Outros detalhes precisam entrar no planejamento de riscos: combustível, manutenção adequada e frequente.

Motoristas: Pessoas estão expostas a acidentes e assaltos, por exemplo. São responsáveis por cargas valiosas que transportam diariamente. Necessitam, em alguns casos de certificação específica.

Roubos: Em casos de roubos, o prejuízo atinge diversas pessoas. O motorista, pela situação a qual é exposto, a empresa, o cliente que aguarda a mercadoria. Prever situações como esta, através do gerenciamento de riscos, contratação de seguros, pode minimizar os problemas gerados.

Rotas: Economizar no trajeto não vai melhorar a entrega. Aquela estrada de chão “mais perto”, pode danificar a suspensão do caminhão, por exemplo. O ideal é utilizar as vias oficiais, pavimentadas e com menos chance de assaltos ou acidentes. Faça relatórios dos trechos utilizados, e somente depois disso, verifique se há possibilidades e condições de cortar caminho.

 

Quando tudo dá certo, é ótimo. Pensar nos riscos não é ser pessimista, é planejar e estar preparado para situações adversas. Lembre-se: a segurança sempre vem em primeiro lugar. Se conseguir reduzir despesas, perfeito. Mas gerenciar os riscos é essencial.

 

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o transporte de alimentos não perecíveis.

Veja outras notícias

  • Relatório de Igualdade Salarial

    Relatório de Igualdade Salarial

    31/03/2024

    Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo...

    Leia mais
  • Dia Internacional da Mulher: o apoio da Destak para a inclusão profissional da figura feminina

    Dia Internacional da Mulher: o apoio da Destak para a inclusão profissional da figura feminina

    08/03/2023

    Práticas de equidade diante as oportunidades e visibilidade a talentos dentro da empresa, são...

    Leia mais
  • Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    Destak promove atividade especial em alusão ao Outubro Rosa

    28/10/2022

    A empresa lançou em março, a campanha Lute Como Uma Garota, que alerta para a...

    Leia mais