Transportar cargas perigosas exige cuidado e todo um planejamento. Pensar somente na redução de custos e entrega rápida não é suficiente, afinal, cargas perigosas exigem certificação, embalagens especiais e outras exigências. Se você tem dúvidas, listamos algumas delas pra não ter erro.
O que são cargas perigosas? São as que podem ocasionar problemas a saúde humana e meio-ambiente em caso de acidentes. É obrigatório obedecer a legislação vigente e ter colaboradores preparados e capacitados para esse tipo de trabalho.
Pode transportar carga perigosa junto de outras cargas? A legislação não permite. Apenas o motorista pode estar no veículo. Não pode ser transportado junto de produtos que são destinados para uso de humanos ou animais. E mais: cada carga considerada perigosa, deve ser levada um caminhão, não podem ser levadas juntas.
E as embalagens? Devem ser identificadas e trazer as especificações do produto com símbolos e marcações apropriadas conforme a legislação. Defeitos nas embalagens devem ser observados, e as embalagens, descartadas.
E sobre o veículo, o que é necessário: Manutenções e revisões devem estar em dia. Pneus, freios e sinalização impecáveis. O caminhão deve estar totalmente em dia para garantir a segurança de quem transporta e que a carga chegará ao destino sem nenhum problema.
Leia também: Como melhorar o atendimento da sua empresa.