Motivação é uma condição que faz o ser humano agir para atingir um objetivo. Com o trabalho, a motivação surge onde o ambiente tem uma liderança de atitude, equipe comprometida e um objetivo a ser cumprido.
Em qualquer empresa, a motivação deve ser um fator primordial para que o cliente final receba bom atendimento e segurança nos serviços.
Vamos as dicas?
1 – Ouça seus liderados: ouvir os funcionários é importante para compreender problemas recorrentes, e sugestões para solucioná-los. Se você é líder, converse com sua equipe, pelo menos uma vez por mês. Faça perguntas, e principalmente ouça cada um deles por mais tempo do que você fala.
2 – Reconheça talentos: reconheça quando sua equipe se dedicar realizando um trabalho bem-feito. Dê parabéns, cumprimente sua equipe. Pessoas gostam e ficam felizes com reconhecimento. Funcionários realizados, serviços com excelência.
3 – Erros acontecem: Nem todo mundo erra porque quer. Acidentes acontecem. O importante é reconhecer que a pessoa teve intenção positiva. Antes de tomar atitudes drásticas, tente entender o que está acontecendo, e volte a dica 1: ouça seus colaboradores! Reconhecer e ajudar a pessoa a lidar com seus erros, permite aprendizado.
4 – Ofereça segurança: Nunca é demais tomar alguns cuidados. Equipamentos de segurança, seguro de vida, planos de saúde e outros benefícios também ajudam a manter uma equipe motivada.
5 – E pra finalizar, pense nestas outras estratégias:
- Valorize o trabalho dos seus colaboradores;
- Ofereça treinamento e capacitações com frequência;
- Mantenha um ambiente agradável, limpo, com materiais adequados que ajudem no desenvolvimento das tarefas;
- Conheça cada um dos seus funcionários, saiba da capacidade deles e delegue funções de acordo;
- Por fim, promova desafios que estimulem a criatividade dos seus funcionários.
Manter sua equipe motivada, só depende de você: líder!
Lembre-se, todo ser humano gosta de ser ouvido e reconhecido!