Pelas rodovias brasileiras circulam todos os tipos de carga diariamente. Para que a carga chegue ao destino intacta, o motorista esteja seguro, o veículo adequado e tudo devidamente dentro da lei, deve-se ficar atento aos tipos de carga existentes. Conheça os principais tipos de cargas.
Carga geral: Necessitam de embalagens específicas. São classificadas como soltas (caias de papelão ou madeira, fardos ou tambores, entre outros) ou unitizadas (em materiais embalados por unidade que podem ser movimentadas por meios mecânicos).
Carga frigorificada: Aquelas que precisam ser refrigeradas ou congeladas para transporte.
Carga a granel: Cargas secas (com carroceria adequada para transporte de cereais ou produtos em pó) ou líquidas (veículos com tanques e dispositivos de carregamento ou descarregamento apropriados, como leite, óleos, etc.).
Cargas não granel: Cargas transportadas em lotes, sem acondicionamento específico com um único embarque.
Cargas perigosas: Devem estar de acordo com as especificações técnicas e operacionais exigidas pela lei, normalmente são gases inflamáveis ou tóxicos, líquidos inflamáveis e materiais radioativos. Motoristas precisam ser habilitados para este tipo de transporte.
Independente do tipo de carga a se transportar, curso de direção defensiva é sempre bem-vindo. Conhecer a legislação de trânsito evita problemas e acidentes.
Leia também: Como lidar com o fator humano em um sistema logístico.