Uma empresa de cargas utiliza sua frota constantemente, sendo assim, a manutenção é essencial para que não aja riscos nem problemas na circulação por estradas e rodovias. Essa manutenção tem custos, que acabam se convertendo em investimento dada a segurança que representa. Sabe como funciona, e quais os custos?
Fiscalização: Os caminhões circulam em rodovias, onde há fiscalização. A falta de manutenção é um risco e configura-se em uma infração, podendo o veículo ser multado ou até mesmo retido.
Prevenção de acidentes: O desgaste dos veículos e falhas mecânicas colocam em risco a vida do motorista e de outras pessoas. Manutenção regular significa segurança e agilidade nas viagens.
Custos x investimento: A manutenção impacta na parte financeira da empresa, no entanto, é extremamente necessária e um custo que deve ser previsto como fixo. Assim como pedágio, combustível, troca de óleo, pneus e outros.
Espaço x terceirização: Empresa com frota própria necessita de espaço para guardar os veículos. Um espaço grande, mais custos. Algumas empresas optam por terceirizar a frota, diminuindo assim alguns custos. Escolhendo essa opção, é preciso investir em uma empresa qualificada para tal.
No final das contas, a manutenção é necessária e indispensável, mas gera custos. Negligenciar essa parte, é gastar muito mais.
Confira também: As dúvidas mais comuns sobre as regras do transporte de cargas perigosas.