Notícias

5 erros de logística que fazem a empresa perder dinheiro

13 de novembro de 2018

Uma boa gestão em uma empresa de cargas passa por um processo logístico de excelente qualidade. Para isso, é preciso planejamento antecipado, alinhados a todas as etapas, garantindo assim a satisfação do cliente. Conheça alguns erros que podem comprometer suas vendas e geração de lucros.

1 – Não entender sobre os custos. Você precisa saber todos os custos embutidos no frete, como impostos, pedágio, entre outros. A empresa deve ter tudo bem claro e organizado para não perder as oportunidades de rentabilidade.

2 – Atrasos. Cumprir o que promete, é fundamental. A não ser em casos alheios, como acidente, por exemplo. Se o caminhão for terceirizado, negocie os prazos e custos adicionais para não comprometer a entrega.

3 – Não pensar em qualificação. Pessoas qualificadas estão mais preparadas para o mercado de trabalho e sua competitividade. Não basta investir em máquinas ultra avançadas e não capacitar a equipe de funcionários.

4 – Fazer tudo manualmente. Pessoas são importante, porém existem softwares excelentes para usar com segurança e agilizar o processo otimizando o tempo. Entre os programas disponíveis estão sistemas de gerenciamento de transporte, de entregas, de armazenagem e planejamento de recursos.

5 – Não conhecer as inovações. Os mercados estão sempre em constante renovação, por isso procurar informação sobre logística, atualizar-se é tão importante. O setor sempre tem eventos, e aqui no site você sempre vai ficar informado.

Leia também: 5 cuidados essenciais para o armazenamento de cargas.