Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre o transporte de alimentos não perecíveis

14 de maio de 2018

Quando falamos em transporte de alimentos perecíveis ou não perecíveis, o fator determinante é a segurança alimentar do consumidor final. Diferente do transporte de outros produtos, o transporte de alimentos tem especificações especiais que precisam ser rigorosamente cumpridas.

 

No caso de cargas perecíveis, é preciso ter cuidado com a temperatura, iluminação, ventilação, entre outros. Mesmo quando a carga é de alimentos não perecíveis, todo o cuidado e higiene são necessários para que a carga chegue de forma segura e sem contaminação até o seu destino. Por isso, é preciso verificar com atenção:

 

Embalagem

 

A embalagem precisa ser específica para a necessidade de cada tipo de alimento, sempre com o objetivo de garantir sua preservação durante o manuseio e empilhamento.

 

Temperatura

 

É importante monitorar a temperatura, dependendo do tipo de alimento transportado e suas necessidades de acondicionamento. Normalmente é preciso manter o ambiente de transporte com estabilidade climática, de acordo com as normas vigentes.

 

Empilhamento

 

Cada tipo de alimento traz, descrito em sua embalagem ou documentação, os limites de empilhamento máximo durante o armazenamento e transporte. Esse limite precisa ser respeitado para não danificar os alimentos e suas embalagens.

 

Documentação

 

O transportador precisa estar com a documentação específica para o transporte de alimentos sempre em dia e em mãos. Essas permissões necessitam de atualização e devida autenticação.

 

Se você precisa contratar transportadoras para o transporte de alimentos, opte sempre por empresas com experiência no segmento. Assim, a sua carga vai chegar ao destino de forma correta e segura.

 

Leia também: Entenda a importância do seguro no transporte de cargas.