Notícias

Três coisas que você deve saber sobre o transporte de cargas

14 de maro de 2018

O transporte de cargas é um dos serviços mais importantes da economia. Afinal, é graças a ele que as empresas conseguem entregar seus produtos para outras empresas ou para o consumidor final.

Na hora de contratar o serviço, muitas pessoas têm dúvidas. Pensando nisso, listamos algumas informações importantes de como funciona esse serviço para você conhecer mais e não ter dúvidas.

 

  1. Quais impostos são cobrados? A tributação de transportes funciona de duas formas: imposto via serviços (ISS) ou Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS). No primeiro caso o valor é recolhido pelo município onde a entrega foi feita. No segundo, o que importa é onde a mercadoria foi postada. Ex: Se ela vai de Santa Catarina para Porto Alegre, quem recolhe os impostos é Santa Catarina.

 

  1. Quais as regras de envio para transportes de carga? A primeira regra é que as mercadorias só podem ser transportadas com a nota fiscal e a guia de trânsito. Outra regra é que elas devem estar muito bem embaladas para suportar os riscos do transportes, sempre seguindo as especificações de cada serviço.

 

  1. Como o frete é calculado? Ele pode ser calculado de diversas formas, geralmente a critério da empresa, mas de modo geral os métodos são os mesmos. O principal fator é o peso, quanto mais pesada a mercadoria, maior o valor. Outro fator é o tamanho, quanto maior e mais espaço ocupar, mais caro o frete. Por fim a distância também entra na conta.

 

Leia também: Saiba o que é transporte de carga fracionada.