Notícias

Transporte de cargas: 6 dicas para reduzir os riscos

25 de outubro de 2019

Toda pessoa que contrata o serviço de um transporte de cargas, espera que sua encomenda seja transportada com segurança e eficiência e que chegue ao seu destino em perfeito estado. Para isso, é necessário que a empresa que faz o transporte da carga siga um rigoroso regulamento que garanta uma logística adequada para cada caso.

Nós separamos seis dicas que colaboram para que o transporte aconteça de forma segura e eficiente. Confira:

 

1 - Veículo adequado

Cada tipo de carga exige um tipo específico de transporte e veículo. É necessário analisar peso, tamanho e características da carga para identificar qual o veículo certo para transportá-la sem riscos.

 

2 - Distribuição da carga

Além de escolher o veículo correto, é preciso distribuir bem a carga dentro do implemento, de modo que não haja a possibilidade de a carga de movimentar durante o trajeto, para evitar danos. E equilibrar o peso.

 

3 - Condições do veículo

Muito mais do que se preocupar somente com a carga, a transportadora deve estar atenta às revisões da sua frota. Cada veículo deve estar em perfeitas condições de enfrentar a estrada, principalmente considerando viagens de longo trajeto.

 

4 - Rastreamento

Para a segurança e bom acompanhamento da carga, tanto para a transportadora, quanto para o cliente, é fundamental que a carga seja rastreada durante todo o percurso. Assim é possível alinhar o prazo de entrega e evitar/resolver possíveis imprevistos.

 

5 - Análise do trajeto

Ao analisar o destino da carga é indispensável à análise antecipada do trajeto a ser percorrido. O trajeto mais rápido, nem sempre é o mais seguro. Vale à pena se antenar às obras, acidentes, pedágios, situação de estradas e outras situações que podem impedir ou atrasar o transporte da sua carga.

 

6 - Condutor

A pessoa responsável pelo transporte de uma carga, além de estar devidamente habilitada para a condução do veículo, deve estar apta e em plenas condições de pegar a estrada. Descansado, atento e sem ingerir qualquer substância que altere sua coordenação e/ou raciocínio.

 

Leia também: Mantenha a manutenção do seu caminhão em dia