Notícias

Saiba agora quais são os principais indicadores de logística

27 de maio de 2019

Tudo que acontece em uma empresa deve ser acompanhando de perto. O uso de métodos eficientes ajuda na performance do negócio, que aliados a indicadores de desempenhos, avaliam novas estratégias para qualificar cada vez mais a logística e o transporte. Por esta razão, vamos te mostrar quais são os principais indicadores de logística e como você pode utilizar a favor da sua empresa.

A logística é o coração de uma empresa e precisa estar em perfeito funcionamento. Com indicadores de logística, é possível avaliar quais medidas podem ser tomadas para melhorar a eficiência. Conheça os principais:

Satisfação: a avaliação do cliente é um dos principais indicadores do nível de contentamento com o serviço prestado. Deve ser avaliado em conjunto com os demais indicadores.

Tempo: da entrada a saída de um pedido, qual o tempo que ele leva até chegar no destino? Passando por todas as fases do transporte. É aqui que se consegue observar problemas de operação que não estão atendendo rapidamente ou dentro do cronograma habitual.

Entregas: enumere todas as entregas que foram feitas com atraso. O número é anormal ou acima do tolerado? Uma avaliação criteriosa precisa ser feita. Onde há falta de planejamento ou qual problema impede a entrega em tempo hábil.

Custos: neste caso, relate se as despesas para a logística estão acima do normal. Especialmente se ultrapassam valor de pedido, e atrapalham a margem de lucro da empresa.

Danos: de todas as entregadas realizadas, quantas cargas chegaram com avarias ou fora do padrão de conformidade ao destino? Mais um indicador de logística importante e que precisa ser descoberto onde está a falha e como melhorar.

 

Leia também: Evite atrasos na entrega em 3 passos.