Notícias

Novembro azul: cuidados que valem para o ano todo

04 de novembro de 2019

O mês de Novembro é mundialmente conhecido por ser o mês de prevenção ao câncer de próstata.  É o mês dedicado ao cuidado dos homens, em que são feitas inúmeras campanhas de prevenção, não só para o câncer de próstata, mas para outras doenças também.

O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o mais comum entre os homens, se manifestando principalmente após os 50 anos. Além disso, pode acometer homens que possuem parentes de primeiro grau com histórico da doença.

A taxa de morte dos pacientes diagnosticados com a doença é de 25%, por isso a importância da conscientização sobre a prevenção e o exame de próstata.

O exame

O exame de próstata é o método usado para diagnosticar a doença. Através de um toque pelo reto o médico pode detectar inflamação na região da próstata e dar o diagnóstico correto. O especialista que realiza este exame é o Urologista. O exame dura em torno de 5 segundos e é indolor.

Considerando a rapidez com que o câncer se manifesta no corpo, o indicado é que os homens, a partir de 50 anos de idade, realizem o exame anualmente mesmo quando não houver indícios da doença. Quando descoberta em fase ainda precoce, tem muito mais chances de ter resultados positivos no tratamento, evitando complicações.

Leia também: Transporte de cargas: 6 dicas para reduzir os riscos