Notícias

7 dicas para se comunicar melhor no trabalho

12 de setembro de 2019

Você pode ser excelente na área em que atua, mas se não souber se comunicar, seus esforços e competências de nada adiantarão. Como nem todo mundo tem habilidade comunicativa, algumas dicas podem ajudar qualquer pessoa desenvolver melhor sua comunicação com a equipe, principalmente no trabalho.

1 – A medida que você conhecer melhor os membros da sua equipe, aproveite para perceber qual o melhor tipo de fala os convence. Alguns precisam ver imagens, outros gráficos, alguns se emocionam mais, outros precisam de outros recursos.

2 – Escolha canais certos para a comunicação. Nem sempre o e-mail é o canal mais indicado. De qualquer forma, sempre é bom documentar.

3 – Ouça, antes de falar. Busque feedback de tudo que acontece e é realizado na sua empresa, como as pessoas recebem e entendem as mensagens.

4 – Se for necessário, utilize imagens. Apresentações em ferramentas de edição podem ajudar a ilustrar situações e demandas.

5 – Não fale demais nem de menos! Você não se destaca dos demais apenas quando fala muito, mas quando fala algo relevante que acrescente coisas úteis ao debate.

6 – Não interrompa outra pessoa. Saiba ouvir e deixe que cada um exponha suas ideias. Se você não concordar com o que a pessoa está falando, espere ela terminar de falar, e somente depois coloque seu ponto de vista. Jamais vá para o confronto.

7 – Evite reuniões longas. Defina o tema antes, estabeleça objetivos, e seja prático. Nada de reuniões de mais de uma hora. Elas não são nada produtivas.

Viu como é fácil? Um pouco de organização vai te levar a um desempenho melhor e sua equipe vai desenvolver melhor suas atividades, com mais produtividade e assertividade.

Leia mais: 4 dicas rápidas de empreendedorismo