Notícias

5 dicas para ter mais cuidado ao dirigir à noite

26 de novembro de 2019

Ao dirigir a noite alguns cuidados extras precisam ser tomados, afinal é um período complicado para se dirigir. Separamos algumas dicas para você evitar os diversos fatores que prejudicam a direção à noite:

Atenção a iluminação: Por estar escuro, a visibilidade a à noite é quase nula, por isso, os faróis devem estar regulados e em perfeitas condições;

Use o farol alto somente quando necessário: Escolha o momento certo para usar o a luz alta. Com o ofuscamento dos faróis altos, a visão do motorista demora para voltar completamente. Além disso, o farol alto não deve ser usado em caso de chuva forte ou neblina, pois o reflexo da luz torna a visualização da pista mais difícil.

Cuide dos seus espelhos e para-brisas: Eles precisam estar sempre limpos e ajustados, afinal são um complemento dos seus olhos. Na escuridão, as luzes podem acabar refletindo a sujeira, o que atrapalha a visibilidade.

Ao menor sinal de cansaço, pare: Preste atenção aos seus limites! À noite naturalmente existe a vontade de dormir e o cansaço pode atrapalhar muito seus reflexos e a agilidade do condutor, se sentir cansado, descanse!

Antes de dirigir à noite, faça uma refeição leve: A sonolência após as refeições é um dos piores problemas para quem dirige a noite. Evite consumir refeições pesadas antes da sua viagem, pois elas podem potencializar o cansaço, já que exigem mais esforço e mais tempo para a digestão.

 

Leia também: Transporte de cargas: 6 dicas para reduzir os riscos.